Técnologia no Guarda-roupas

Meias que não deixam cheiro, camisetas que não amassam e camisas com propriedades terapêuticas são algumas das contribuições da tecnologia à industria da moda.



A grande inovação do momento na indústria de moda, são as roupas inteligentes.
Seu mercado ganha cada dia mais destaque, tendo em vista as necessidades da sociedade moderna. As vantagens que a nanotecnologia vem trazendo, tornaram os tecidos inteligentes extremamente atrativos para esse consumidores. As vantagens vão de melhorias na saúde à praticidade na hora de se vestir - a nanotecnologia torna a vida do consumidor muito mais prática, ao desenvolver roupas que não amassam, são fáceis de lavar e passar, não ficam com cheiro e não encolhem. 

Mas é para os que praticam atividades físicas que as roupas fabricadas com tecidos inteligentes têm maior apelo, já que oferecem as maiores vantagens. Há tecidos especialmente desenvolvidos para impedir que o suor eliminado prejudique a aparência e o bem-estar dos esportistas. "Para manter a roupa seca, o suor deve ser rapidamente absorvido e evaporado. Para isso, as fibras do tecido recebem microcápsulas que provocam a mudança de fase do líquido para o vapor em instantes", esclarece a professora Camilla.

O estilo Shironuri de maquiagem

Shironuri significa literalmente “pintado em branco” em japonês. A principal característica desse estilo é justamente manterem seus rostos pintados de branco. É considerado uma técnica mais de maquiagem do que a atenção para as roupas, apesar de normalmente usarem quimonos, hakama ou se vestirem como Lolitas góticas.

A modelo mais conhecida a utilizar essa técnica é a Minori, possui inúmeras fotos e entrevistas em diversas revistas importantes do Japão, assim como no site tokyofashion.com. Ela também disponibilizou um tutorial para se passar a maquiagem: https://www.youtube.com/watch?v=fWFD5RqC4RM.




O futurístico visual do Cyber Gótico

O Cyber Gótico é uma subcultura derivada do cyberpunk, gótico, raver e riverthead. O termo surgiu em 1988 no Reino Unido em um jogo de RPG, já o estilo só veio surgir uma década depois com um sintetismo de estética industrial com as “Gravers” (Raver Góticas). Esse estilo pode ser visto em diversos países da Europa, nos EUA e no Japão e maiores grupos.

O visual é baseado em filmes de ficção cientifica ou pós-apocalíptico, mistura roupas pretas com cores brilhantes (néon verde, vermelho, azul, cromo ou azul), se utiliza de materiais como borracha ou PVC para conseguirem alcançar a aparência artificial. Maquiagem e toda a formatação do estilo buscam a ideia do cibernético, assim como suas músicas puxam para um eletrônico mais gótico que o comum.



O estilo musical pode ser visto no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cNAdtkSjSps.

A excêntrica Tokyo - Harajuku

O Harajuku é o nome popular dado à região que fica ao redor da estação Harajuku de metrô em Tóquio, a área é conhecida por ser um ponto de encontro de adolescentes e fica, também, a localização da loja de departamentos LaForet que trabalha com a maioria das marcas famosas para jovens. A loja de departamento possui também boutiques de pequenos estilistas japoneses que criam peças com tendências antes mesmo de se tornarem tendências, nessa loja acontece uma das maiores liquidações da cidade todo dia 01 de janeiro.



Mas no ponto de destaque do blog que é a subcultura, o Harajuku se tornou conhecido nos anos 90 devido ao grande número de artistas de rua e jovens com roupas excêntricas. O local reúne diversos estilos do Japão que vão desde Lolitas até o visual kei, adotado por fãs do rock japonês. Todo ano, os jovens se reúnem com seus diversos estilos e se juntam em uma caminhada chamada de Harajuku fashion walk onde circulam com suas roupas excêntricas ao redor do bairro.






No vídeo direcionado a seguir pode ser visto como ocorre o Harajuku Fashion Walk e os diversos estilos frequentados: https://www.youtube.com/watch?v=mGj4DPXc3Hw.







Moda Vitoriana - Steampunk


O Steampunk é um subgênero da ficção científica, que ficou famoso no final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990. Baseia-se num universo de ficção científica criado por autores como Julio Verne, no qual a tecnologia à vapor da época teria evoluído até níveis impossíveis para a época.

A moda Steampunk mistura elementos de ficção científica com elementos do período Vitoriano. As roupas remetem ao passado com um toque futurista da era do vapor, tendo nas roupas engrenagens, pregos, etc.

Para os homens as roupas usadas são camisas de botão, calças de corte reto, coletes, casacos, cartolas, boinas, sapatos tradicionais ou botas militares.



Para as mulheres a vestimenta abarca saias rodadas e soltas, modelos com bustles elaborados, sapatos baixos, botas e sapatilhas são uma ótima opção.



As cores variam entre os extremos apagado e chamativo. Para os adereços predomina o estilo retrofuturista, com bronze, dourado e prata e pequenas peças de engrenagens ou mecanismos inteiros de relógios












As Pin Ups Modernas

Para começar: o que significa o termo Pin-up?

Pin-up vem do inglês pin: fixar ou prender; e up: refere-se a um lugar alto; acima; em cima. Ou seja, lugar de pin-up era na parede. Nos anos 40 e 50, era passatempo entre os soldados americanos pendurar imagens de mulheres bonitas em seus alojamentos.


Com o tempo, pin-up passou a ter um outro significado. Uma pin-up moderna tem em seu visual um penteado retrô, baton vermelho, delineador e um ar clássico-provocante!


1) Roupas: A produção é composta por roupas que delineiam o corpo, as curvas. Usa-se saias, vestidos e calças jeans, desde que marquem a cintura.

2) Sapatos: Os sapatos vão desde saltos altíssimos, como os famosos e lindos Louboutins, oxfords, até as sapatilhas que foram eternizadas pela bonequinha de luxo, Audrey.

3) Cabelo: Abuse de cabelos ondulados, topetes e franjas. Laços, flores, lenços e bandanas também são acessórios bem vindos.

4) Maquiagem: O destaque é para o olhar! Delineadores, cílios postiços e sobrancelhas bem desenhadas são acompanhados pelo clássico batom vermelho. O blush rosado definindo bastante as maças dos rosto também não pode faltar.

5) Corset: Os corsets ou espartilhos surgiram por volta do século VVI, com o objetivo de manter a postura elegante e suporte aos seios. Tem como objetivo também afinar as cinturas.

6) Meia 7/8: É uma das peças-chave do guarda-roupa das pin-ups. Costumam ser acompanhadas de salto alto, sejam scarpins ou peep toes.

7) Artistas pin-up ou que adotaram características do estilo: Betty Grable - a pioneira das pin-ups; Dita Von Teese; Bettie Page; Katy Perry; Amy Winehouse; Marylin Monroe; Christina Aguilera; Pitty.